O que sabemos até agora sobre o Nintendo NX

Nos últimos meses, muito tem se especulado sobre o próximo console da Nintendo, até agora conhecido pelo codinome de NX e a Nintendo tenta manter o máximo de segredo possível. Aqui reunimos o que já sabemos, sendo alguns itens são somente especulações, boatos ou apenas rumores. A confirmação que temos é de que o console será lançado em março de 2017.

Quando era CEO da Nintendo, Satoru Iwata revelou a existência do NX numa conferência de imprensa em março 2015, juntamente com o anúncio de seu acordo de licenciamento de jogos móveis com a DeNA. Iwata descreveu o projeto, de codinome “NX”, como “uma plataforma de jogos dedicado com um conceito totalmente novo“. A Nintendo confirmou logo depois que o NX será lançado em Março de 2017, e que não mostraria o console na E3 de 2016.

Lançamento

Legend of Zelda Breath of the Wild

Legend of Zelda Breath of the Wild

Como dito anteriormente, o novo console da Nintendo será lançado em março de 2017 e temos dois games confirmados, Legend of Zelda Breath of the Wild: Definitive Edition NEX e Just Dance 2017
(UPDATE) O novo game do Sonic até agora conhecido somente como Project Sonic 2017 também será lançado para o NX.

Console hibrido

Wii U Game Pad

Wii U Game Pad

Muitos especularam que o NX seria um híbrido entre um dispositivo portátil e um console de mesa, como o gamepad do Wii U ou um 3DS que você ligar na sua TV. Este rumor vem de Janeiro de 2014 com Nintendo News (site que geralmente acerta), que compartilhou uma dica anônima com especificações para o “Nintendo Fusion“, que seriam dois componentes: o Fusion DS e o Fusion Terminal.
Isso acabou sendo como um possível cenário que a Nintendo apresentou a seus investidores sobre os planos para o futuro da empresa.

A Volta dos Cartuchos

Patente de Zelda indicando que terá cartuchos

Patente de Zelda indicando que terá cartuchos

Seria esse o formato do cartucho do NX?

Seria esse o formato do cartucho do NX?

Uma patente arquivada em fevereiro 2015 sugere que a Nintendo pode estar deixando as unidades ópticas e retornando para os cartuchos como em seus consoles usados nos anos 80 e 90 (e 3DS). Armazenamento flash tem crescido e também barateando seu custo, enquanto a mídia baseada em disco já está no seu limite, fazendo um retorno à cartuchos uma solução lógica para tamanhos de arquivo dos games que cada dia cresce mais. Cartuchos também têm a vantagem de ser mais resistente a arranhões e possuem uma leitura mais rápida, o que deixaria de ser necessário “instalar” o jogo no console.

O game Legend of Zelda Breath of the Wild mostra em sua patente que também será oferecido por meio de cartuchos. A Nintendo também fez uma grande encomenda a seu principal fornecedor de memória ROM, indicando que esse pode ser o tipo de memória que será usada nos cartuchos.

Gráficos e Streaming

Gráficos e Streaming

Gráficos e Streaming

Um slide de uma pesquisa de mercado para o Nintendo NX foi postada no NeoGAF em 20 de janeiro de 2016, fornecendo algumas dicas das especificações e capacidades do próximo hardware da Nintendo. Supostamente, encomendado pela empresa britânica de análise GfK, o slide diz que o console irá suportar “jogabilidade com gráficos em 900p/60fps“. Vale lembrar que o Wii U suporta jogos com gráficos em 1080p. A especificação também diz que o NX suportará vídeo streaming em 4k/60fps.
A Nintendo não negou os rumores de que o NX teria hardware mais fraco, outros rumores apontam que o NX seria tão potente quanto o PlayStation 4 e o Xbox One. De fato, em uma entrevista Bloomberg, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime disse que o NX “não é sobre especificações, teraflops, cavalos de potência, mas em conteúdo. Estamos focados em trazer a melhor entretenimento tanto para o Wii U, bem como o NX no futuro“.
O slide da pesquisa também fundamenta o rumor de que NX será uma combinação de um console de mesa e um dispositivo portátil, referindo-se a “jogabilidade que flui entre o console Nintendo NX e dispositivo portátil Nintendo NX”. Por fim, ele diz que o NX permitiria que os usuários navegassem na web e fizessem chamadas de vídeo. Nem a Nintendo e nem GfK confirmaram a pesquisa oficialmente.

Botões de ombro com rolagem

Patente com botões de ombro com rolagem

Patente com botões de ombro com rolagem

Outra patente interessante compartilhada no NeoGAF descreve a substituição do botões de ombro do gamepad com rodas de rolagem clicável, como em um mouse. Os games que usam um monte de menus, a rolagem pode ser um benefício real. Pensando mais fora da caixa, dois botões de rolagem não é algo que vimos antes em uma plataforma de jogos, o que abre novas possibilidades para esquemas de controle não convencionais.

Android

Nintendo usaria Android em seu novo console?

Nintendo usaria Android em seu novo console?

Mais recentemente, o jornal japonês Nikkei reportou um rumor que o NX viria com Android. A razão seria que os desenvolvedores third party, que estão hesitantes em criar jogos para o Wii U, estariam mais propensos a desenvolver games baseados em um sistema operacional já familiar. Embora seja improvável que a Nintendo iria produzir um console que execute um Android puro, poderia desenvolver um console em um sistema operacional derivado do Android, como o console Ouya, ou suportar aplicativos e jogos para Android por meio da virtualização como o BlackBerry OS 10 faz. No entanto, após o rumor, um representante da Nintendo disse ao Wall Street Journal que não há nenhuma verdade com o relatório que diz que a Nintendo está adotando o Android para o NX.

Trófeus e compartilhamento de conquistas

Trófeus e desbloqueio de conquistas

Trófeus e compartilhamento de conquistas

A Nintendo tem ficado de fora do esquema de troféus que faz muito sucesso nas plataformas da Sony, Microsoft e Steam para comemorar marcos de um jogo. Isso pode finalmente mudar no NX, como a Nintendo entrou com uma patente para realizações e um sistema de compartilhamento. Isso significaria, por exemplo, que se você desbloquear uma conquista depois de uma briga particularmente épica com o chefão e poderá compartilhá-lo imediatamente com amigos no Miiverse (ou qualquer outro sistema social que possa substitui-lo). A altamente divulgada parceria da empresa com a DeNA deixa implícito que devemos esperar mais recursos sociais.

Nintendo VR?

Nintendo VR? =D

Nintendo VR? =D

Quando começaram os rumores de um novo console da Nintendo, com o codinome de NX, muitos esperavam que a Nintendo fizesse uma aprasentação na E3 desse ano, no entanto, foi anunciando que o console será lançado em março de 2017.

Agora de acordo com um novo relatorio do DigiTimes, a Nintendo prorrogou a produção em massa de seu novo console para adicionar a funcionalidade de realidade virtual, não foram divulgados mais detalhes de como é tal dispositivo. Já tivemos rumores de que a Nintendo pretende integrar realidade virtual e realidade aumentada em um só aparelho. O atual CEO da Nintendo, Tatsumi Kimishima, em recente apresentação a investidores disse que a Nintendo está em pesquisas em relação a isso. A Nintendo já deixou claro que está preocupada no uso da RV em relação ao jogadores passarem horas com o uso do dispositivo, querem fazer algo que não canse ou cause algum problema futuramente.

Por enquanto é isso, esse novo console está alimentando muitas expectativas depois do fracasso do Wii U, a Ubisoft já declarou diversas vezes que o NX vai recuperar o mercado que a Nintendo tinha com o Wii.

A Nintendo prometeu apresentar o console ainda nesse ano de 2016, vamos aguardar por mais novidades.

UPDATE

Console hibrido???

Console hibrido???

Hoje um relatorio supostamente vazado para o EuroGamer conta que o Nintendo NX terá o processador com chip Tegra da Nvidia, ao invés dos chips da AMD como o PlayStation 4 e o Xbox One como se esperava. Isso fortaleceu o rumor de que o Nintendo NX será um console hibrido, um console que você poderá jogar como o atual 3DS, ou caso prefira, conectar os controles no console e conectar o console na TV.


OFERTAS Loja de Games LFXGames


Leonardo França

Empreendedor/Nerd/Programador/Gamer, viciado em games desde seu primeiro video game - um Master System e entusiasta de tecnologias web, principalmente Flash Platform

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInGoogle PlusYouTube

Comments

comments

Powered by Facebook Comments


You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: All Premium Themes | Thanks to Download Free WordPress Themes, Find Free WordPress Themes and wordpress themes 2012