Os 10 Maiores games para SNES de todos os tempos

O Super Nintendo foi um console que marcou época, juntamente com o Sega Mega Drive(ou Genesis) com o qual disputava o coração dos gamers com os mais variados games e franquias. O site PCMagazine fez uma singela lista com os 10 maiores games para Super Nintendo de todos os tempos (da última semana).

10 – Star Fox – 1993

Star Fox

Star Fox foi um game que conseguiu ir aos limites técnicos do Super NES muito além de outros jogos da época. Ele conseguiu isso graças a um chip co-processador gráfico chamado de “Super FX” que acompanha em todas as cópias do cartucho do game Star Fox. O chip permitiu gerar gráficos complexos, sombras e poligonais 3D com uma estrutura relativamente alta, uma tarefa que o chipset nativo do SNES não conseguia.

Star Fox é simplesmente um jogasso. Proprietários do Super NES compraram em massa o game, dando a Nintendo inspiração para continuar com a franquia nos consoles sucessivos.


9 – Super Mario World 2: Yoshi’s Island – 1995

Yoshi's Island

Em Yoshi’s Island, o jogador controla o Yoshi com o Baby Mario nas costas através de vários perigos com cenários estilo cartoon.

Yoshi’s Island destaca-se entre os games de SNES por seu estilo único gráfico, que muitas vezes se assemelha a desenhos a mão ou aquarela. Como Star Fox, Yoshi’s Island beneficiou de um chip co-processador gráfico (neste caso, o Super FX 2), que concedeu os efeitos de sprites impressionantes vistos durante todo o game.

Infelizmente, Yoshi’s Island apareceu no mercado perto da final da vida útil do Super NES, mas ainda assim, tornou-se um dos melhores games da plataforma.


8 – Donkey Kong Country – 1994

Donkey Kong

Em 1994, a Nintendo começou a sentir o calor da próxima geração de consoles como o Atari Jaguar, 3DO Interative MultiPlayer e o Sega Saturn estava próximo. Ele precisava de um pequeno milagre para provar que o Super Nintendo ainda tinha algum gás para dar em contrapartida dos consoles que poderiam produzir games graficamente mais sofisticados.

Naquele ano, desenvolvedora britânica Rare salvou a Nintendo com uma grande inovação gráfica. A empresa criou modelos 3D detalhados de personagens de Donkey Kong, inimigos e fases na Silicon Graphics, então converteu-os em animação gráfica 2D que pode ser exibido no Super NES. A Rare fez um trabalho tão bem feito teve gente que achou que o SNES poderia gerar gráficos de alta qualidade em 3D.

Donkey Kong Country foi o hit da temporada de férias de 1994, dando vantagem a Nintendo em relação ao Sega Mega Drive(Genesis) na corrida dos consoles de 16 bits. O game praticamente sozinho estendeu a viabilidade de mercado do Super Nintendo, enquanto preparava seu console de próxima geração, o Nintendo 64.


7 – F-Zero – 1991

F-Zero


Como um dos títulos de lançamento do SNES, F-Zero utilizou o Mode 7 graphics(um modo gráfico especial presente no hardware do Super Nintendo que permitiu rotacionar e esticar texturas planas com facilidade) com corridas de alta velocidade em cidades futuristas. Seu uso de Mode 7 em um game de corrida definiu a tendência que seria mais tarde usada em Super Mario Kart e inúmeros outros títulos de corrida no Super Nintendo.


6 – EarthBound – 1995

EarthBound

EarthBound é um tipo peculiar, em vez de lutar contra dragões, limos e trolls com espadas e feitiçarias, o protagonista(um garoto com boné de beisebol) batalha com policiais zumbis, robôs desajeitados e sinais de trânsito enlouquecidos com um arsenal de ioiôs e bastões de beisebol.


5 – Super Mario Kart – 1992

Super Mario Kart

Super Mario Kart parecia que não ia dar em nada, para muitos poderia ser muito infantil, mas acabou mostrando sua importância mais tarde mostrando a tendência que até hoje é usada.

Um game com personagens de franquias diferentes, fez com produtoras de games criassem sua propria “corrida de kart” com seus proprios personagens.

Isso faz com que Super Mario Kart seja um dos games mais influentes de todos os tempos junto a títulos como Space Invaders, Pac-Man, Super Mario Bros, Street Fighter II e Doom. É claro, Super Mario Kart também gerou uma das franquias de maior sucesso da Nintendo, com versões para seus últimos consoles(Nintendo 64, GameCube e Wii).


4 – Final Fantasy III – 1994

Final Fantasy III

Com seu enredo, muito envolvente, música atraente e gráficos excelentes, Final Fantasy III trouxe uma profundidade atmosférica para games baseados em RPGs. A Square lotou o título com detalhes gráficos sem precedentes que tornou um mundo complexo, desde ruas sujas e ratos correndo. A alta qualidade de sua escrita (e tradução em Inglês) fez com que os fãs se sentissem mais conectados a seus personagens do que na maioria dos outros games. Seus sistemas de combate são simples para os novatos, mas atraente para experts. Todas essas qualidades combinadas para formar um game que alguns dizem que ainda é um dos melhores RPGs de todos os tempos, apesar de ter sido lançado em 1994.


3 – Super Mario World – 1991

Super Mario World

Vindo com o Super Nintendo na caixa, Super Mario World marcou o Super Nintendo da mesma forma que Super Mario Bros fez por seu precursor de 8 bits. Esta aventura introduziu novas camadas gráfica e efeitos de rolagem com uma trilha sonora animada. Isso empurrou os limites do que pensávamos ser possível em um jogo de Mario, fornecendo uma enorme variedade de níveis cheios de segredos para desbloquear. E o melhor de tudo, introduziu Yoshi e a pena que deu a Mario a possibilidade de voar.

Super Mario World é um game que não pode faltar na sua biblioteca de games do Super Nintendo.


2 – the Legend of Zelda: A Link to the Past – 1992

A Link to the Past

A Link to the Past trouxe tudo que foi sucesso no The Legend of Zelda para o NES. Um cenário atraente, dungeons intrigante, um senso de aventura épico, exploração e tudo isso multiplicado por cinco no Super Nintendo. Acrescente a isso um mundo paralelo escuro para sobrepor a um normal (que já é enorme) e você ainda tem um pedaço do game para explorar.


1 – Super Metroid – 1994

Super Metroid


Para aqueles que não conviveram com ela, é difícil relacionar o quão incrível Super Metroid foi na época de seu lançamento. A Nintendo executou quase todos os elementos de sucesso para este título de ação e aventura na perfeição, tornando-o um dos mais eletrizantes e emocionalmente games de qualquer plataforma.

Super Metroid cativou os fãs da Nintendo através da ampliação e abraçando as histórias dos dois primeiros games de Metroid. Veteranos facilmente reconheciam áreas, inimigos, itens diversos a partir do original de 1986 lançado para NES.

Recem completados 20 anos, o Super Nintendo Entertainment System ou Super Nintendo ou simplesmente SNES ainda é lembrado com muito carinho pelos seus fãs.(E ainda acho que faltou na lista o game Mega Man X). Talvez por isso é hora de retirar o seu velho e empoeirado Super NES e jogá-lo novamente(O meu já não funciona mais 🙁 ). Se você não possui um Super NES, você pode encontrar vários games no Virtual Console download service do Wii.

FONTE: http://www.pcmag.com/slideshow/story/286903/the-10-greatest-super-nes-games-of-all-time/1

[UPDATE]
Listas são complicadas pois cada um tem a sua, mas realmente tem games que não poderiam faltar, segue alguns que comentaram:

  • Street Fighter II: Champion Edition – 1992
  • Mega Man X – 1993
  • Top Gear – 1992
  • Chrono Trigger – 1995
  • Rock N’ Roll Racing – 1993