Nintendo 3DS e PlayStation Vita são realmente concorrentes?

Colin Moriarty do IGN fez uma analise bem interessante sobre o Nintendo 3DS e o PlayStation Vita.Na guerra dos consoles, Xbox 360 e PlayStation 3 são comparados todos os dias por milhões de seus devotos. Faz sentido. Eles são muito semelhantes e competem para os mesmos consumidores.
Mas isso faz mesmo sentido em relação ao Nintendo 3DS e o PlayStation Vita da Sony? Eles são realmente concorrentes diretos?

A primeira vista, comparando os dois, vemos que não são cópias procurando o mesmo público. O Vita tem um processador melhor que o do 3DS. Em contrapartida, o 3DS busca ficar no embalo do sucesso do Nintendo DS enquanto que a Sony que fugir dos equívocos do PSP.

Mas as verdadeiras razões por que o Nintendo 3DS e PlayStation Vita são como maçãs e laranjas são duas. Não só eles atendem a dois públicos completamente diferentes à procura de experiências diferentes, mas atendem a dois grupos de gamers que estão procurando algo diferente em seus games também. É por isso que, enquanto não há absolutamente nenhuma dúvida de que existem gamers lá fora que ambos.

Analistas do setor parecem concordar com essa ideia. Falando a Industry Gamer , RW Baird’s Colin Sebastian observou que “os dois são bastante diferentes. Conteúdo é sempre uma variável crucial que é fácil esquecer …” Isto nos leva ao que é talvez o ponto mais central do argumento. O 3DS falhou não pelo preço mas sim pela falta de uma quantidade consideravel de games. Vita pode ter um problema semelhante quando for lançado, mas parece que a Sony está preparando uma impressionante lista de games para o lançamento e não cair na mesma armadilha da Nintendo.

E isso nos leva ao próximo ponto – games. Fãs da Nintendo estarão sempre contentes com outro game do Mario, um novo Nintendo kart ou outra ode ao passado histórico da empresa. Vita parece estar contando com títulos first-party da Sony, games como Uncharted, Super Stardust e ModNation Racers. Se os jogos first-party da Nintendo não são de seu agrado, uma queda de preço no 3DS não vai mudar sua compra. E se você não é um gamer PlayStation 3, então por que de repente você quer começar a jogar Resistance e LittleBigPlanet em um portatil? Simplesmente não faz sentido. Como Jesse Divnich da EEDAR disse a Industry Gamer: “tudo se resume ao conteúdo e se o Vita pode entregar uma biblioteca de produtos de entretenimento de alta qualidade”.

Muito a contragosto da Sony e da Nintendo igualmente, Vita e 3DS não estão destinados a repetir o sucesso de vendas de seus antecessores. Smartphones e tablets mudaram completamente a dinâmica do mercado dos portáteis, e você pode ter certeza que depois de Vita e 3DS, os dias dos games exclusivos para os portáteis estão contados, se não completamente acabados. Os fãs casuais que fizeram do Wii e DS um sucesso se cansaram da Nintendo. Isso é claro. E mesmo com iniciativas como o PlayStation Move, nunca gamers casuais foram o foco da Sony para começar.

FONTE: http://psp.ign.com/articles/118/1185012p1.html