Games ajudam recuperação de pacientes que sofreram AVC

Há muito tempo os games deixaram de ser meros instrumentos de entretenimento. Uma nova pesquisa publicada no Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, mostra que games podem agilizar e melhorar a recuperação de um paciente de paralisia após um acidente vascular cerebral.
Muitas vezes é difícil para vítimas de derrame recuperar o movimento da mão e do braço, e 80-90% dos doentes continuam a ter problemas seis meses depois. Cientistas nos Estados Unidos olharam um grupo de pessoas que tinham danificado uso de um braço após um acidente vascular cerebral e descobriram que as simulações de computador e de técnicas de ponta, utilizado pela indústria cinematográfica para produzir a ação gerada por computador, pode restaurar a função perdida.
Enquanto muitos tratamentos se concentram em recuperar o movimento da mão ou do braço em separado, os jogos de computador utilizadas neste estudo tentou simultaneamente melhorar a função dos dois juntos. Os jogos de Plasma Pong e Hammer Task foram utilizadas para melhorar a coordenação da mão/braço, precisão e velocidade, enquanto o piano virtual e simulações no Hummingbird Hunt ajudaram a restaurar a precisão do aperto e do movimento do dedo individual.
Depois do treino de duas a três horas por dia, durante oito dias, todos os pacientes mostraram aumento do controle da mão e braço. Todos eles tinham uma melhor estabilidade do membro danificado, e maior lisura e eficiência do movimento. A análise cinemática mostrou que eles também tinham mais controle sobre seus dedos e foram mais rápidos em todas as tarefas do teste. Em contraste com seu braço ileso, não apresentou melhora significativa.
Dr Alma Merians disse: “Os pacientes que jogaram esses games mostraram uma melhora em seu padrão médio de escores clínicos de 20-22% durante os oito dias. Estes resultados mostram que os games podem ser uma importante ferramenta na recuperação de membros paralisados. ”

Acho importante divulgar sempre notícias desse tipo para “dar um tapa na cara” da mídia especializada(sensacionalista?) que gostam de culpar os games por tudo.

FONTE: http://www.psypost.org/2011/05/computer-games-aid-recovery-from-stroke-5531

Conheça também games especificos para fisioterapia
http://www.fisiogames.com.br/site/
Wii Fit | Fisioterapeutas utilizam a Wii na recuperação de pacientes
http://francodesign.blogspot.com/2007/12/wii-fit-fisioterapeutas-utilizam-wii-na.html